• Diego Monteiro

SEO para iniciantes

Já parou pra pensar como os sites fazem para aparecer nos primeiros lugares do google? Não sei incrível se você conseguisse que as pessoas entrassem muito mais diariamente no seu site?


Primeiro vamos falar o básico de SEO (Search Engine Optimization) é uma técnica de melhorar o posicionamento das suas páginas no Google. Nesse post aqui falamos mais a fundo o que é SEO.


Mas de forma resumida, fazer SEO é fazer com que buscadores como o Google entendam o que é a sua página, o que ela oferece, e direcionar ela a quem está procurando.


Como funcionam os buscadores


Vamos imaginar que os buscadores são enormes bibliotecas interligadas umas às outras com acervos de todos os conteúdos e que o campo de pesquisa é o bibliotecário que te indica onde está os livros do assunto que você quer ler.


É feita uma varredura de conteúdos e links de outros sites que indicam outros sites,e por aí vai. O algoritmo vai entender quais desses sites são mais relevantes, quais estão sendo mais comentados e definir qual o mais próximo daquilo que você pesquisou. Isso tudo em questão de segundos.


Como otimizar um site?


Antes de começar o processo de SEO você precisa definir quais páginas você quer que apareçam no Google e quais as palavras-chave você quer que utilizar. Hoje existem mais de 200 fatores que influenciam o algoritmo do google, nem todos são de conhecimento público, mas alguns sabemos que influenciam mais ou menos.


Palavras-Chave


A escolha de palavras-chave é um fator crucial para que seu negócio fique nos primeiros lugares. Várias ferramentas pagas ou gratuitas como o Semrush e o Google Keyword Planner conseguem mostrar pra você quais os termos mais buscados, isso quer dizer que quanto mais o termo for pesquisado, maior vai ser a dificuldade de utilizá-lo, isso por que ele é bastante concorrido, então opte sempre por palavras menos concorridas. Use palavras-chave no título (title tag)


Links ou Backlinks


Como o algoritmo do Google vai decidir entre sites que tem os mesmos termos e conteúdo similar? Simples, lendo o links.


Quanto mais seu site for indicado por outras páginas(backlinks), maior será sua autoridade sobre aquele assunto, então o google interpreta que você está mais apto para ficar nas primeiras colocações. Faça Guest Posts com sites que tenham a ver com o seu conteúdo e com perfis que você se identifique.


Outra questão é que as URLs devem ser otimizadas para SEO, elas devem ter nome e serem descritivas, então as URLs devem conter a palavra-chave que você deseja rankear.


Se você está numa página de carrinho de compras, uma URL legal seria ’’www.example.com/ckeckout’’ e não ‘’www.example.com.br/jrj2j4k3k2k2m’’, entendeu?


Alt Text Sabia que todas as imagens que você utiliza numa página deve ter nome e uma breve descrição? Caso contrário os spiders do google entendem que ali é um espaço vazio, e vai jogar sua página pra baixo, já que ali não tem conteúdo. Os sites feitos em construtores de sites já tem isso automatizado, mas se não é o seu caso, fique de olho. Usabilidade do site Outros fatores muito importantes também influenciam as posições da página, como tempo de carregamento da página, se ela demora tempo demais para carregar a chance do usuário voltar e procurar outra é muito grande. Por isso atenção ao tamanho das suas imagens e que o tempo de carregamento não ultrapasse 3 segundos. Sim, segundos! A navegabilidade, se o seu site é bem estruturado, organizado e E aqui um fator que agora é crucial sites que são mobile friendly, isso quer dizer que o site deve funcionar perfeitamente para dispositivos móveis e terem o formato adequado e variável para cada tela. Conteúdo de qualidade Para ser bem rankeado você também precisa fazer conteúdos originais e de qualidade, afinal o usuário pois encontrou uma necessidade, e a página para ser bem recebida tem que ter textos legais e ricos. Não precisa fazer textos longos demais, às vezes são maçantes e não resolvem a principal questão, e nem curto demais, seja certeiro e didático que não terá erro. Como pode ver existem diversos fatores que influenciam no rankeamento das suas páginas, SEO pode parecer um pouco complicado e por vezes cansativo, mas seguindo alguns passos simples você irá conseguir otimizar seu site para conseguir boas colocações nos buscadores.

Av. Paulista n° 807 23° andar
São Paulo - SP, 01311-100

  • whatsapp-icon-3953
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone YouTube
  • Black Facebook Icon

© 2020 Direitos Reservados