• Diego Monteiro

O que é SEO e o que você precisa saber para começar?

Antes de mais nada você precisa saber o que significa SEO - Search Engine Optimization - em português Otimização de mecanismos de busca. Isto é, um conjunto de técnicas para ser reconhecido e ter melhores resultados nos buscadores como Google, Bing e Yahoo.


Isso se aplica a sites, blogs, e-commerces e páginas da web entre outros, logo você terá um alcance orgânico para atrair mais tráfego pro seu site.


Sabendo disso, você já deve ter entendido que SEO é uma arma do Marketing Digital, e qualquer empresa que quer ter autoridade e ser reconhecida na internet precisa ter isso bem definido no seu planejamento.


Mas para que serve o SEO?


Quem não quer aumentar o tráfego do seu site sem gastar com anúncios ou conquistar mais clientes sem gastar quase nada?


O SEO é uma poderosa técnica que fará você se destacar da concorrência, hoje na internet quantos milhões de sites existem? E quantos tem a ver com o seu negócio? Estar na internet não é garantia que você irá aparecer no Google.


A concorrência para estar na frente é pesada, afinal as pessoas geralmente só olham os primeiros 10 resultados do Google, a primeira página. Você mesmo quando vai pesquisar alguma coisa deve fazer isso, certo?


O Google quer facilitar a vida, então o que mais conta aqui é a experiência do usuário e isso é o que conta na classificação dos sites nas buscas. Por isso investir numa série de otimizações para suas páginas é uma tarefa que requer atenção e é extremamente importante.


Resultados Orgânicos vs Pagos


Quando você afirma que aquele resultado é Orgânico você se refere a não ter tido nenhum custo (gastar dinheiro) em anúncios para ficar no topo da página.


Já o resultado Pago é aquele que você investiu dinheiro no Google para se destacar no topo da SERP (Seach Engine Results Page, ou Página de resultados de busca). Isso fica sinalizado ao lado do link do seu site como ‘’Ad’’ ou ‘’Anúncio’’.


Google Bots (spiders)


Google Bots são os robôs do Google que trafegam por todas as páginas da internet lendo e ‘’compreendendo’’ todo o conteúdo, entrando em links e salvando essas informações para organizar e segmentar a fim de oferecer o melhor resultado de pesquisa pro usuário.


Uma informação que as pessoas não sabem é que esses robôs não conseguem visualizar javascript e imagens, apenas texto e código.


Por isso é muito importante que a estrutura do seu site seja otimizada para esses robôs e utilizar de Alt Text -texto alternativo- que falaremos mais embaixo, nas imagens, caso contrário os spiders vão achar que aqueles são espaços em branco e vão entender seu conteúdo como ruim ou irrelevante, jogando seu site pra baixo nas buscas.


Palavras-chave


As palavras-chave são os termos que você irá utilizar para diferenciar sua página das outras nas pesquisas. Então vamos supor que você venda meias. Suas palavras-chave poderiam ser ‘’meias’’ ‘’online’’, certo? Mas imagine quantas outra milhares de lojas que vendem meias utilizam as mesmas palavras?


Por isso opte sempre por long tail keywords - palavras de cauda longa- que são termos com 3 ou mais palavras como ‘’meia cano alto de bolinhas’’, são menos competitivos e mais específicos.


Para fazer uma pesquisa de palavra-chave você pode utilizar algumas ferramentas, algumas pagas e outras não como o Google Keyword Planner, Semrush e Ubersuggest. Você deve levar em conta essas informações: Volume de pesquisas mensais ,Nível de competição orgânica/paga, Custo por clique.


Escolha sempre a que mais tem a ver com o seu negócio e teste variações, acrescente diferentes maneiras de dizer a mesma coisa.


Tipos de Pesquisa


1) Navegacional


Esse tipo de busca é feita por usuários que sabem o que querem achar, mas não sabe o link direto, por exemplo: Eu quero entrar no facebook, então eu vou entrar no Google e procurar pela palavra ‘’Facebook’’ em vez de digitar ‘’www.facebook.com.br’’.


2) Informacional


São pesquisas onde o usuário busca informação, para estudar ou se informar sobre algum


assunto. Por exemplo: ‘’O que é SEO?’’


3) Transacional


São buscas onde a intenção é clara de encontrar algo, por exemplo: ‘’casaco jeans, onde comprar?’’ Você já tem a intenção clara de encontrar ou adquirir alguma coisa


A seguir confira algumas definições de fatores que influenciam no algoritmo do Google On Page e Off Page:


Tempo de Carregamento


Hoje em dia corremos cada vez mais contra o tempo não é mesmo? Estamos com pressa e isso vale muito mais para a internet. Seu site deve ter carregamento rápido, o Google leva isso em consideração, já que o tempo de permanência do usuário em uma página que demora para carregar é muito menor. Sua página não deve demorar mais de 3 segundos para carregar.


Qualidade do Conteúdo


Esse é um dos fatores principais, o Google identifica conteúdos de baixa qualidade, então quanto melhor for o seu, mais informativo e tiver link building, irá contribuir pro desempenho da página nas Serps.


SEO Title


Aqui é o título do página que aparece na SERP, e ele precisa seguir algumas regras para ser bem sucedido


  1. Título objetivo;

  2. ter aproximadamente 55 caracteres;

  3. a palavra-chave deve estar à esquerda;

Esse é um dos fatores mais importantes pro rankeamento.


Título Interno


Esse seria o título que vem embaixo do seu SEO Title, ou seja é a descrição prévia do conteúdo com o intuito de despertar o interesse do leitor para ler até o final.


Estrutura das URLs


As URLs devem ser amigáveis, basta ativar essa opção no seu construtor de sites ou Wordpress.


Exemplo de URL amigável: www.marketingninjas.app/marketing/oque-e-seo


e não www.marketingninjas.app/uh3b049narji32904m


São um fator direto pra rankeamento, uma vez que você pode inserir as palavras-chave na URL e quanto mais curtas elas forem, melhor.


Links Internos e Externos


Os Links internos são aqueles que eu direciono pra dentro do meu próprio site, indicando um outro conteúdo que tenha a ver com o post atual.


Já os externos são quando eu aponto para outros sites, como fizemos ao citar ferramentas de pesquisa de palavras-chave logo acima.


Design Responsivo


As suas páginas devem ser otimizadas para funcionar perfeitamente em dispositivos móveis, o Google passou a levar isso em consideração depois de 2015, pois perceberam que as pessoas estavam fazendo mais buscas através do celular do que pelo navegador do computador.


Link Building


Esse é o principal fator de rankeamento Off Page. O Link Building é quando um outro site cria um link que leva para o seu site, isso significa que a outra página está de dando autoridade sobre o assunto, quanto mais páginas indicarem o seu site, mais autoridade e relevância você tem. Por isso páginas mais antigas tem um rankeamento melhor no Google, por tem maiores indicações de Link Building.


Social


Esse aqui é polêmico, o Google observa também se você está sendo comentado e bem avaliado nas redes sociais, se muitas pessoas estiverem engajadas nos seus conteúdos, isso pode aumentar suas chances de conseguir melhores posições nas SERPs.


Esse vídeo do Ferramentas Blog explica de forma bem democrática o que é SEO.


Conclusão Existem vários fatores que podem influenciar e mencionamos apenas os mais conhecidos e relevantes, o algoritmo está em constante mudança, se atualizando e você deve fazer o mesmo. Avalie sempre suas métricas para entender a necessidade de alterar ou não suas estratégias, você pode fazer isso pelo Google Analytics, que nesse post explicamos o que é. Essa foi uma pequena aulinhas de SEO e fique de olhos nas novidades do blog!

Av. Paulista n° 807 23° andar
São Paulo - SP, 01311-100

  • whatsapp-icon-3953
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone YouTube
  • Black Facebook Icon

© 2020 Direitos Reservados