• Diego Monteiro

Como vender mais em clínicas médicas/estética com atendimento via e-mail e WhatsApp



Você utiliza o WhatsApp ou e-mail e vive tentando descobrir como vender mais? Então, acompanhe comigo porque vou trazer dicas para você extrair o maior potencial de cada canal de comunicação.


Já deu para notar que o WhatsApp tem se mostrado muito eficiente em diversos segmentos. Isso porque ele deixou de ser apenas um aplicativo de entretenimento para se tornar uma ferramenta poderosa de negócios.


No início, era muito comum ver apenas microempresas e empreendedores individuais utilizando o aplicativo para negócios. Mas, no decorrer do tempo, empresas de todos os portes passaram a utilizá-lo também.


Já o e-mail, sempre foi mais bem aceito pelos consumidores. Entretanto, de uns tempos para cá, muitas empresas caíram na onda de criar títulos chamativos que não têm nada a ver com o conteúdo. Ou até mesmo lotar a caixa de entrada dos clientes.


Tanto o e-mail quanto o WhatsApp são funcionais, mas como é possível vender mais, sendo que todo mundo está disputando a atenção de seus clientes?


Essa é uma das dúvidas frequentes de clínicas médicas e de estética, já que na maioria dos casos elas não oferecem diferenciação da concorrência. Por exemplo, a maioria tem médicos bons ou os mesmos serviços. Então, como se diferenciar da concorrência e aumentar a receita?

Utilize o WhatsApp para vender mais.


O WhatsApp é, em disparada o queridinho dos clientes. Esse sucesso todo se deu porque não é necessário fazer muito esforço para falar com uma empresa, já que o aplicativo é o mesmo usado por eles no dia a dia.


Se você já deu uma boa olhada no aplicativo, deve ter notado diversas funcionalidades. Agora, vou explicar como utilizá-las para atrair mais clientes e agendar mais consultas. Afinal, essa é a meta, não é mesmo?


Botão e link do WhatsApp

O primeiro passo - e um dos mais importantes - é facilitar o contato dos pacientes. Já vi muitos sites oferecerem todas as formas possíveis de contato, mas todas elas muito escondidas.


Ou seja, é o mesmo que dizer: “hey, estou aqui, mas não quero ser encontrado!”. E não é isso que você quer, certo? Portanto, a dica é facilitar esse contato e inserir um botão do WhatsApp em seu site. Se você ainda não tem, basta utilizar basta utilizar um criador de botões e links


Caso você ainda não tenha um site, é só inserir o link criado em suas redes sociais ou assinatura de-mail. Dessa forma, seus clientes estarão a um passo de você. Depois, você pode acompanhar suas métricas no painel disponível.


Stories

Dentro do WhatsApp os stories deixam de ser só mais um post sem relevância para quem lê. Agora, eles passam a ter papel importante na comunicação com os clientes. Mas, como aproveitar esse espaço?


Os stories são uma funcionalidade que dura apenas 24 horas, por isso, use com cuidado. Nesse espaço é possível:


Divulgar horários especiais de funcionamento;

Promoções relâmpago;


Ofertar produtos específicos para um grupo menor de pessoas, visto que não são todos os contatos que visualizam;


Criar jogos de perguntas para interagir com o seu público;


Compartilhar conhecimentos médicos com seus clientes e mostrar a importância de agendar suas consultas periodicamente;


Compartilhar novidades do mercado de beleza que você disponibiliza em sua clínica;

Oferecer descontos ou brindes para os clientes que interagirem.


E você, já começou a utilizar esse espaço de forma estratégica?


Mensagens de saudação

As mensagens de saudação que você configura são muito importantes. Aliás, elas têm o poder de dizer muito sobre a sua empresa e fazer com que o cliente continue a jornada ou vá embora.


Então, atente-se a alguns pontos:


Clínicas Médicas

Utilize uma linguagem amigável. Afinal, é bem provável que o paciente esteja com problemas ou dúvidas em relação a sua saúde. Então, torne esse momento inicial agradável para ele;

Não faça muitas perguntas ao mesmo tempo, pois, pode ser que o paciente não responda tudo e você ainda tenha que perguntar outra vez;

Não envie tanta informação, a menos que seja solicitada. Primeiro, se apresente, pergunte o nome e como pode ajudar o paciente. Por exemplo: Boas-vindas à Clínica XPTO! Informe seu nome completo e como podemos ajudar você hoje. Dentro de x minutos nossa equipe vai realizar seu atendimento.


Clínicas de Estética

As mesmas recomendações para clínicas médicas também se aplicam aqui. Ofereça um atendimento amigável e não pergunte tanta coisa de uma só vez. Isso só vai demonstrar que você está com pressa para terminar a conversa.

Suas mensagens de saudação podem conter um cupom de desconto, um lembrete ou um convite para visitar o site ou redes sociais. Por exemplo: Boas-vindas à Clínica XYZ! Dentro de 5 minutos iremos te atender, mas enquanto isso, você está sabendo das promoções dos pacotes de depilação? Dá uma olhada em → [link do site / rede social].


Mensagens Rápidas

Todos os dias sua equipe recebe dezenas de perguntas. Se você começou a utilizar o serviço do Ninja App para o Marketing do seu Instagram, vai notar picos de mensagens. Talvez, as pessoas tenham dúvidas parecidas, então, é aí que essa funcionalidade é útil.

Dentro do sistema de atendimento Octadesk, você pode criar uma base de conhecimento no site para resolver as dúvidas de seus clientes. Ou então, utilizar respostas rápidas para agilizar o atendimento.


Essas respostas são pré-definidas por você. Basta digitar o atalho escolhido e enviar uma resposta para perguntas frequentes. A funcionalidade otimiza o tempo das equipes e oferece um atendimento mais rápido para os clientes.


Listas de transmissão

Em vez de usar grupos, que são de uso pessoal, crie listas de transmissão. Coloque apenas os clientes que sinalizaram querer algum comunicado. Mesmo que seja autorizado, cuide da frequência com que você faz os envios de mensagens. Assim, você não deixa ninguém irritado e com vontade de bloquear a sua conta.


As listas de transmissão podem servir para comunicar a abertura de agenda de algum médico específico. Por exemplo, a Claudia se consulta apenas com a doutora Daniela. Então, você cria listas com pacientes dessa médica e consegue comunicar uma mensagem específica para todos de uma só vez. Agilidade, não é mesmo?


No caso de clínicas de estética, é possível impulsionar suas vendas ao comunicar promoções, novidades de serviços ou da própria clínica. Use com moderação, mas com muita criatividade!


Chatbot para WhatsApp

Chatbot não é só mais uma moda tecnológica, mas uma ferramenta que ajuda as equipes nas tarefas mais simples e repetitivas:


Atendimento personalizado: além de ser uma forma diferente para atender seus pacientes, oferece personalização, já que cada resposta do bot vai depender da pergunta enviada pela pessoa;

Otimização de tempo: quando o horário de atendimento da equipe chega ao fim, você pode utilizar um bot para interagir com seus pacientes. Assim, você colhe algumas informações e consegue resolver mais casos de forma rápida no dia seguinte.


Tarefas repetitivas: o uso do chatbot ajuda não só durante a ausência da equipe, mas também enquanto ela está realizando outros atendimentos. Ele atua como um assistente de pré-atendimento, assim, os clientes não esperam tanto tempo e sabem que serão atendidos em x tempo.


Você pode experimentar o Octadesk por 7 dias grátis, integrar toda a comunicação com seus clientes/pacientes em um só lugar e criar um atendimento personalizado.


Aumente seus agendamentos com e-mail


Etiquetas

Se você prefere utilizar o e-mail para realizar seus agendamentos, é possível organizar o seu atendimento dentro Octadesk também.


Com ele, dá categorizar suas conversas tanto de e-mail quanto de WhatsApp e outras redes sociais. Mas, como funciona?


Você cria etiquetas para determinado e-mail de acordo com o tema dele. Por exemplo, um cliente entrou em contato para fazer uma massagem modeladora. Você cria uma etiqueta chamada “massagem modeladora”.


Dessa forma, você consegue identificar quais serviços são mais solicitados e personaliza a comunicação. Em vez de enviar propaganda de tudo para todos, você cria grupos de interesse.


No caso de clínicas médicas, os e-mails podem ser categorizados de acordo com a urgência.


Depois, é só fazer um acompanhamento. Por exemplo, um paciente fez um agendamento de

consulta para o mês de maio e outro fez para junho, então sua prioridade é enviar lembretes para os eventos que estão mais próximos de acontecer.


Essa é uma ótima opção para quem não utiliza um sistema automatizado de lembretes. As etiquetas podem ser sobre especialidade médica, profissional que irá atender, procedimento etc.


Essas classificações ajudam você a acompanhar de perto os pacientes e clientes e evita confusões de agenda.


Comunicação humanizada

Uma das formas de ter mais sucesso em seus agendamentos, ou seja, em suas vendas, é utilizar uma comunicação humanizada.


Ao invés de utilizar um endereço genérico para enviar os e-mails como contato@clinica.com.br, utilize um endereço que contenha um nome de uma pessoa. Assim, as pessoas terão interesse em ler, já que o conteúdo parece ser mais direto.


Relacionamento sério com o cliente

As empresas que conseguem criar conexões reais com os clientes são aquelas que vendem mais, isso é fato. Mas como se conectar com seu público?


Quero destacar atitudes práticas que devem ser levadas em consideração ao criar um relacionamento com seus clientes por e-mail:


Não mande e-mails apenas vender seus serviços. Descubra o que seu público gosta e fale sobre isso;


Evite enviar tantos e-mails. Faça um planejamento sobre as ações a serem feitas, assim, você não se comunica com excesso;


Dê voz ao seus clientes. Peça a opinião deles não só porque você quer uma empresa melhor, mas sim, porque você quer uma empresa melhor para eles.


Ofereça conteúdo relevante que seja bom para eles e que também tenha a ver com a sua marca.

Toda a equipe pelos clientes


Crie uma cultura em que as equipes entendam que o cliente deve sair melhor de um atendimento do que entrou.


Para isso, engaje as pessoas que trabalham com você para serem heroínas dos clientes. Se a equipe utiliza um sistema de atendimento, incentive-a a utilizar a parte de comentários internos dos e-mails, a fim de ajudar outras pessoas na resolução de problemas dos clientes.

Não tenho dúvidas de que ao colocar essas dicas em prática, você irá atrair mais clientes. Prepare-se para aumentar suas vendas e oferecer o melhor atendimento ao cliente!





Este texto foi escrito por Sara Cristine, Analista de Marketing e Conteúdo na Octadesk. A Octadesk é um sistema de atendimento multicanal para empresas de todos os segmentos.

Av. Paulista n° 807 23° andar
São Paulo - SP, 01311-100

  • whatsapp-icon-3953
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone YouTube
  • Black Facebook Icon

© 2020 Direitos Reservados